CNseg projeta que arrecadação do setor de seguros crescerá 11% em 2024
A CNseg projeta que a arrecadação do setor de seguros crescerá 11% em 2024, 1 ponto percentual acima das previsões de junho, mas 0,7 p.p. abaixo das estimativas de dezembro de 2023. Esses números foram apresentados pelo presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, em coletiva de imprensa no dia 25 de setembro.
O setor de Danos e Responsabilidades tem enfrentado quedas, influenciado pelos seguros de automóvel e rural. Em contrapartida, Previdência Aberta e Saúde Suplementar mostram recuperação, com previsão de crescimento para 2024. A Saúde Suplementar, por exemplo, já conta com 84,9 milhões de beneficiários e deve encerrar o ano com alta de 10%. A Previdência Aberta, impulsionada pelo VGBL, deve crescer 15,9%, superando projeções anteriores.
Por outro lado, alguns segmentos como Seguro Rural e Automóvel sofreram revisões negativas, com quedas de 6,9 e 4,5 pontos percentuais, respectivamente. As adversidades climáticas e a redução no preço dos veículos foram apontadas como fatores principais.
No primeiro semestre de 2024, as indenizações e despesas totalizaram R$ 247 bilhões, enquanto a arrecadação atingiu R$ 361,5 bilhões, destacando-se o avanço de 23% nas contribuições para Previdência Aberta.
Dyogo Oliveira enfatizou o papel estratégico do setor na estabilidade financeira e de crédito no Brasil.