Fenacor e Sincors recomendam que corretores não façam recadastramento

A Fenacor e os Sincors estão recomendando que, por enquanto, os corretores de seguros – pessoas físicas e jurídicas – não façam o recadastramento estabelecido pela Susep através da Circular 602/20, anunciada há alguns dias pela autarquia. O melhor, no momento, é aguardar, pois o prazo só termina no dia 31 de julho.

Para o Presidente do Sincor-PR, Wilsinho Pereira, a decisão do órgão é intempestiva, açodada e sem propósito neste momento, onde a grande preocupação do país é a pandemia do coronavírus.

A decisão pela orientação aos corretores de seguros foi definida esta semana, durante reunião virtual entre a Fenacor e presidentes de Sincors de todo o Brasil. “A decisão foi unânime”, destaca Wilsinho.

Em razão da abertura do recadastramento, o Presidente do Sincor-PR explica que a Fenacor ingressou com ação judicial na 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro com pedido de liminar.

Uma das decisões da reunião é que, mesmo que a liminar não seja dada, os órgãos que representam os corretores de seguros irão a outras instâncias, como o Ministério Público, em defesa da categoria.

Fenacor diz que sistema apresenta falhas e é frágil

Para o Presidente da Fenacor, Armando Vergílio, o sistema desenvolvido pela Susep para realizar o recadastramento apresenta muitas falhas e é “frágil”. Há risco, inclusive, de fraudes com a utilização indevida de dados dos corretores de seguros. “Qualquer pessoa má intencionada pode “sequestrar” o registro do corretor de seguros, utilizando apenas o seu CPF. Diante desse risco, eu decidi expor os meus dados no sistema para comprovar isso”, revela Vergilio.

Ele criticou o fato de o sistema não confirmar sequer o endereço do corretor, exigindo basicamente o número do CPF para recadastrar o profissional. Outra crítica foi feita ao anúncio da autarquia de que, após o recadastramento, será alterado o número de registro do corretor de seguros ou da empresa corretora de seguros. “Isso trará um custo totalmente desnecessário”, observa Vergilio.

Para o presidente da Fenacor, o custo maior será para as empresas corretoras de seguros, que, entre outras providências, precisarão alterar todos os contratos firmados com clientes, em razão da mudança do número de registro.

Posts recomendados