Live abordou divulgação do percentual de comissões dos Corretores

Na live que destacou o recadastramento dos Corretores de Seguros, outro importante tema ganhou destaque: a divulgação para os segurados do percentual da comissão dos Corretores de Seguros. A determinação faz parte da Resolução 382/2020 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e está prevista para entrar em vigor a partir do dia 1º de julho.

Segundo Armando Vergílio, que expôs as decisões dos Presidentes dos Sincors, definidas em reuniões, é que a informação do percentual pode fazer surgir vários conflitos, entre Corretores, seguradoras e, no final, quem perderá será o consumidor. “O Corretor não é um mero intermediário, como acredita a Susep. É muito mais. Ele faz um trabalho consultivo, analisa riscos para melhor orientar o segurado e presta um assessoramento permanente enquanto a apólice estiver em vigência”, ressalta Vergílio.

O Presidente da Fenacor disse na live que a entidade já enviou diversos ofícios à Susep destacando “as impropriedades, as desnecessidades” de apontar o percentual das comissões. “Isso não ajuda em nada o mercado e os consumidores”, reforça. Vergílio destacou que outras entidades do mercado estão solidárias aos esforços de todos os Sincors e da Federação para que, pelo menos, a data para passar a vigorar seja postergada, com o objetivo de, no mínimo, discutir melhor o assunto.

O Presidente diz que a determinação atenta contra a liberdade comercial e que há outras medidas judiciais sendo estudadas e deverão ser anunciadas em momento apropriado.

Posts recomendados