Acompanhe-nos:

Ministro Fernando Haddad destaca potencial de expansão do mercado de seguros

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o mercado de seguros brasileiro tem um enorme potencial de expansão, apesar de sua participação ainda modesta no Produto Interno Bruto (PIB). A declaração foi feita durante o encerramento do X Congresso Internacional de Direito do Seguro, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), em São Paulo.

Segundo Haddad, o setor vem crescendo de forma consistente e tem papel cada vez mais relevante na economia nacional, administrando quase R$ 2 trilhões em provisões técnicas, o que equivale a cerca de 16% do PIB. “Mais do que números, o que se destaca é a diversificação”, afirmou

O ministro destacou ainda o avanço das insurtechs, a ampliação dos seguros de pessoas e o surgimento de novos produtos voltados à infraestrutura e à responsabilidade civil, como exemplos da modernização do setor e de sua capacidade de acompanhar as transformações econômicas e sociais.

Haddad classificou a Lei 15.040/24, novo marco legal do seguro, como “uma conquista institucional do país”. Ele ressaltou que o desafio, a partir de agora, é transformar a nova legislação em mais inclusão, inovação e estabilidade, tornando o mercado mais acessível, competitivo e preparado para proteger pessoas, empresas e o próprio Estado diante dos riscos contemporâneos.

Newsletter
Receba as novidades do Sincor-PR em primeira mão, direto no seu telefone!
[gravityform id="6" title="true"]
Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná
desenvolvido com por Agência de Marketing Digital Sincor-PR © 2025