O prefeito Eduardo Pimentel sancionou, na quarta-feira (26), a lei que cria a Semana do Seguro em Curitiba. A assinatura ocorreu durante o evento “Encontro de Autoridades”, no teatro do Palácio Avenida, organizado pelo Sincor-PR e pelo Sindseg PR/MS.
“Fiz questão de ajustar minha agenda e vir aqui sancionar esta lei para demonstrar meu respeito e minha admiração pelo trabalho que vocês exercem”, afirmou o prefeito. Ele destacou ainda que utilizou uma caneta especial — presente de sua filha em seu aniversário — brincando, em tom descontraído, ao perguntar se seria possível fazer um seguro para o objeto, que custou R$ 8 e foi comprada com o dinheiro dela, “já que é tão importante para mim”.
Pimentel ressaltou que Curitiba mais uma vez inova. “Nossa cidade gosta de ser inovadora. O Paraná gosta de ser inovador. Essa lei terá todo o apoio da prefeitura para que a Semana do Seguro seja um grande evento”, afirmou. Segundo ele, a iniciativa também ajudará a ampliar o conhecimento da população sobre a importância da proteção. “É preciso que as pessoas se conscientizem de que fazer seguro é fundamental.”
A nova lei estabelece que a Semana do Seguro será realizada a partir de 2026, sempre na terceira semana de junho.
O presidente da Câmara Municipal, Tico Kuzma — autor do projeto na legislatura atual, após tramitação inicial pelo ex-vereador Osias Moraes — destacou que famílias mais preparadas enfrentam melhor as adversidades. “Essa semana contribuirá para levar mais informação às pessoas, e isso é muito importante”, avaliou.
Para o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Gilberto Deggerone, a iniciativa ajuda a fortalecer a cultura do seguro. “Seguro é investimento, é segurança. A ACP apoia essa proposta e acredita que uma mudança positiva de cultura beneficiará toda a sociedade.”
O presidente do Sindicato das Seguradoras (Sindseg PR/MS), Guilherme Bini, reforçou que todo o setor estará unido para estruturar uma semana voltada à divulgação do mercado de seguros e de seus benefícios. “Queremos fazer um trabalho muito forte, que leve conscientização às pessoas.”
Ney Dias, presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), também enfatizou o impacto da iniciativa. “No Brasil, apenas 5% dos danos acabam sendo cobertos por seguros. Existe um grande gap de proteção, e nós, seguradores e corretores, podemos fazer a diferença. Esperamos que esse período estimule mais pessoas a compreenderem a importância de estar protegidas.”
Para Altevir Dias do Prado, superintendente da Bradesco Auto/RE, o dia 26 de novembro marcou um momento histórico para o setor. “É uma conquista do Sincor-PR, do Sindseg PR/MS e de todas as entidades que trabalharam pela criação dessa lei. Será um período importante de divulgação e incentivo ao seguro, estimulando mais pessoas a buscar proteção.”
Responsável por conduzir a primeira edição da Semana do Seguro em 2026, o presidente eleito do Sincor-PR (gestão 2026–2029), José Antonio de Castro, destacou o engajamento já perceptível no mercado. “Muitos aqui já estão pensando em ações para a Semana do Seguro. Vamos unir corretores e seguradoras para levar informação, conhecimento e reforçar a importância do seguro para todos. Faremos uma grande Semana do Seguro em Curitiba, rica em resultados para o mercado e para a população.”
O presidente do Sincor-PR, Wilsinho Pereira, encerrou ressaltando o caráter histórico da iniciativa e seu impacto para a proteção do consumidor. “Vamos arregaçar as mangas para que essa lei não fique apenas no papel. As ações serão fundamentais para transformar a cultura do seguro e mostrar como ele é importante na vida das pessoas.”
Veja algumas fotos do evento: