Presidente da Bradesco Seguros faz palestra em Curitiba. Sincor-PR presente

O Presidente da Bradesco Seguros, Ivan Gontijo, esteve em Curitiba nesta quinta-feira, 22, para uma série de compromissos relacionados às comemorações dos 100 anos do Sindseg PR/MS. O ponto alto foi uma palestra, na Associação Médica do Paraná, para cerca de 300 participantes. O Sincor-PR esteve presente, por meio do Presidente Wilsinho Pereira, do 1º VP José Antonio de Castro e diversos membros da Diretoria.

A abertura foi feita pelo Presidente do Sindseg PR/MS, Altevir Prado, que destacou a série de ações realizadas, desde agosto do ano passado, quando foram iniciadas as comemorações do centenário, que incluem a reformulação da identidade visual do Sindicato, o lançamento do livro sobre a histório do seguro no Paraná (em fase de revisão), um selo comemorativo dos Correios, a criação da websérie “Cobertura no Tempo”, com episódios disponíveis no canal do Youtube, o Ciclo de Palestras com grandes personalidades do mercado (Dyogo Oliveira, presidente da CNseg inaugurou este ciclo, Ivan Gontijo foi o segundo palestrante) e uma exposição itinerante que percorrerá cidades polo do interior do Paraná, mostrando a evolução do setor, programada para o mês de junho. Está previsto ainda um baile, para coroar o aniversário, a ser realizado no dia 13 de setembro, no Clube Curitibano.

Prado observou que o Sindseg PR/MS é a instituição ligada ao mundo dos seguros mais longeva do Paraná e que sua criação se deu quando o estado tinha apenas 70 anos e 10 municípios (hoje são 399).

Para Gontijo, o mundo dos seguros mudou após a pandemia e destacou que foi um dos mercados que mais se adaptou às mudanças. “Nos adaptamos muito bem, fizemos os ajustes necessários e demos continuidade ao nosso trabalho, com números bastante positivos”, disse.

Segundo ele, muitos ramos apresentaram crescimento, mas destacou em especial dois deles, o residencial e o de vida. “Hoje as pessoas vem suas casas de um modo diferente. Não é um local só para se morar. Virou também local de  trabalho para muitos. Ganhou uma nova relevância. E o seguro de vida, que beneficiou tantas famílias na pandemia, ganhou um novo status, pois as pessoas perceberam o quanto é importante ter”.

O Presidente destacou ainda que, apesar disso, a penetração desses e outros ramos do seguro entre a população ainda é muito pequena. “Temos muito espaço para crescer”, afirma. De acordo com Gontijo, o seguro continua sendo “um ilustre desconhecido”, mas as entidades do mercado estão atentas e existem ações, como o Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS), lançado pela CNseg, que tem a finalidade de elevar a participação dos seguros dos atuais 6% do PIB para 10% até 2030.

Para o Presidente, depois da pandemia a sociedade se alertou e hoje deseja ter seguro. “Mas nós temos que ter a sensibilidade de conhecer o que o futuro segurado deseja. Que produtos quer, que coberturas e assistências deseja. Pois o seguro é um instrumento de tranquilidade para as famílias e os negócios”, afirma.

Gontijo assegura que a inflação controlada e a queda dos juros também contribuem para o crescimento do seguro, que em 2023 registrou alta de 9%. “Prevemos para este ano de 2024 um aumento na casa dos dois dígitos”. E, para isso, conta com a força dos corretores de seguros. “São 125 mil corretores em todo o Brasil, que além da venda, precisam atuar como consultores e também nos trazer suas demandas, pois só assim teremos os produtos que a sociedade precisa”.

Na avaliação do Presidente da Bradesco Seguros, os corretores são o principal canal de vendas. “Temos um mercado cheio de oportunidades. Precisamos identificá-las e crescer com isso”, ressalta.

Após a palestra, houve um momento de interação com os participantes. O Presidente Wilsinho Pereira perguntou a  Gontijo sobre o PDMS e o que as seguradoras têm feito para que o mercado consiga chegar ao patamar de 10% do PIB em 2030. “Em nossos eventos do ano passado levamos informações sobre o PDMS aos corretores de seguros, em todo o Paraná. Também estamos colaborando para isso”, disse Wilsinho.

Gontijo observou que o mercado de seguros é um dos mais regulados e supervisionados do país. E que não é só a sociedade que desconhece o seguro, mas as próprias autoridades, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Temos procurado mostrar, com inúmeras ações, o que é o seguro e o quanto ele é importante para a sociedade. O quanto pode ajudar. Estamos no primeiro ano do PDMS. Temos mais seis pela frente. Tenho certeza de que as ações previstas para este ano ajudaram muito a alicerçar esse caminho rumo aos 10%”, disse.

O 1º VP, José Antonio de Castro, também solicitou ao Presidente Gontijo que deixasse um recado para os corretores de seguros, que terão um encontro importante este ano, no Brasesul 2024, dias 8 e 9 de agosto, em Porto Alegre. “Estarei lá”, disse o Presidente, ressaltando, mais uma vez, a importância dos corretores e dizendo que a Bradesco Seguros teve um faturamento recorde em 2023, de R$ 107 bilhões. “Digo que os corretores de seguros foram responsáveis por 94% disso. Então, são uma força muito, muito importante mesmo para a Bradesco Seguros”.

Este ano o Sindseg PR/MS irá distribuir 100 medalhas comemorativas ao centenário, a todos, do Paraná e de outras localidades, que contribuíram para o engrandecimento do mercado de seguros, ao longo do anos. A primeira foi entregue na palestra. “Esta é a maior honraria do Sindseg PR/MS e a entregamos ao Presidente Ivan Gontijo pelos relevantes serviços prestados ao nosso mercado”, destacou Altevir Prado.

Nesta sexta o Presidente Wilsinho Pereira e o 1º VP José Antonio de Castro participaram de um café da manhã com a Diretoria da Bradesco Seguros. “Tivemos a oportunidade de falar sobre os problemas que enfrentamos no dia a dia e sugerimos maior proximidade da companhia com os corretores”, destaca o Presidente do Sincor-PR.

 

Posts recomendados