Reportagens afirmam que Superintendente da Susep disse que morte de idosos pela covid-19 é boa para economia

Um dos importantes fatos ocorridos esta semana, no mercado de seguros, foi a publicação de reportagens, por grandes veículos da imprensa nacional, sobre uma suposta fala da Superintendente da Susep, Solange Vieira. Ela teria dito, em uma reunião do governo federal, que a morte de idosos, por coronavírus, melhoria o desempenho da economia, porque reduziria o déficit previdenciário.

 

Uma reportagem do Jornal O Estado de São Paulo informa que a fala foi dita em reunião fechada da qual participou o epidemiologista Julio Croda, então chefe do departamento de imunização e doenças transmissíveis do ministério, e outros integrantes da pasta. Ele confirmou ao Estadão o teor da fala. 

 

A informação, segundo o jornal, foi confirmada por outros dois integrantes do Ministério da Saúde, sob condição de anonimato, que participaram do encontro, e por outra fonte que afirmou ter tido conhecimento da fala por colegas. 

 

Na última quarta-feira, 27, o site da Susep publicou um Comunicado dizendo que “as declarações atribuídas a Solange Vieira em recente matéria jornalística sobre a pandemia Covid-19 são inverídicas”.

 

O jornal diz, no entanto,  que, segundo Croda, Solange afirmou: “É bom que as mortes se concentrem entre os idosos. Isso vai melhorar nosso desempenho econômico, pois reduzirá nosso déficit previdenciário”. A fala foi inicialmente divulgada em reportagem da agência Reuters.

 

O Estadão publicou ainda que outra fonte que presenciou a declaração contou que Solange falou a frase “em alto e bom som”, o que foi ouvido por “muita gente na sala”. Ainda de acordo com o relato de um integrante do Ministério da Saúde, a superintendente da Susep passou a “visão econômica” sobre o tema e deixou “todos estarrecidos”. Uma terceira pessoa que estava no encontro disse que o relato de Croda foi preciso. “Foi exatamente assim”, confirmou.

 

Os deputados Lucas Vergilio (SD-GO) e Alessandro Molon (PSB-RJ) manifestaram perplexidade e repúdio às declarações feitas pela Superintendente da Susep. 

 

Segundo Lucas Vergilio, essa declaração foi repugnante abominável e infame. “Quando o Brasil está perto de perder 25 mil vidas para a COVID-19, em apenas três meses, na maior crise sanitária da história recente do País e do mundo, essa senhora teve o descalabro de afirmar isso”.

 

Ele lembrou que cerca de 70% desses mortos são pessoas com mais de 60 anos de idade. “São aproximadamente 17 mil pais, mães e avós, vítimas de pandemia que assusta todo o mundo. Não são apenas números. São milhares de famílias e amigos que lamentam e choram suas perdas. Isso é desumano e repugnante”, acrescenta.

Posts recomendados