Acompanhe-nos:

SINCOR-PR e SINDSEG-PR/MS entregam documento com dados do mercado segurador à Secretaria de Segurança Pública

Representantes do SINCOR-PR e do SINDSEG-PR/MS estiveram reunidos, no último dia 24, com o diretor-geral Ramatis Fávero, da Secretaria de Segurança Pública do Paraná. O objetivo do encontro foi o de repassar um documento com dados do mercado segurador, contendo um balanço das ocorrências de sinistros no estado e, de forma conjunta, tentar encontrar maneiras de minimizar esses problemas.

Estiveram presentes ao encontro o presidente do SINCOR-PR, José Antonio de Castro; o diretor Luiz Antonio Abib e o coordenador do DPVAT no sindicato, Luiz Carlos Moscardini. Pelo SINDSEG-PR/MS, o presidente João Gilberto Possiede; e o diretor executivo da entidade, Ramiro Fernandes Dias. O diretor da secretaria solicitou a possibilidade de envio de estatísticas com o custeio das seguradoras com indenizações, números de vítimas, áreas de riscos e cópias de convênios realizados para poder avançar na cooperação com os sindicatos.

Para o presidente do SINCOR-PR é possível elaborar um levantamento preciso sobre os dados solicitados por Fávero. “A ideia é desenvolver uma mapeamento das regiões que apresentam os maiores índices de sinistros na Grande Curitiba. Informações referentes aos horários de maior incidência de furtos e roubos também poderão ser incluídos”, disse. Segundo o diretor executivo do SINDSEG-PR/MS, os números de sinistros continuam elevados e os sindicatos pretendem colaborar para encontrar alternativas que visem a uma diminuição dessas estatísticas.

Na avaliação do presidente do SINDSEG-PR/MS há muita preocupação com o aumento da sinistralidade. Segundo ele os sindicatos buscam realizar parcerias e convênios com as policias Civil e Militar e com órgãos como o DETRAN e BPTran. “A maior preocupação é com o grande volume de roubo de veículos”, afirmou Possiede. Outros pontos importantes citados no encontro foram o aumento de roubos de cargas e assaltos a residências.

Ramiro Dias Fernandes afirmou que é preciso uma ampliação do efetivo de policiais no combate ao crime organizado e lembrou que a frota de veículos aumentou consideravelmente na última década. Fávero assegurou que o mais importante é ter no efetivo profissionais qualificados e preparados para enfrentar a violência. “A população cresce, os problemas aumentam, mas é preciso combater o foco”, afirmou. O tema DPVAT também fez parte da reunião. Luiz Carlos Moscardini citou os trabalhos realizados no sentido de orientar a população em relação a seus direitos, como a distribuição de panfletos informativos e blitz educativas.

A próxima etapa da cooperação entre os sindicatos e a Secretaria será a troca de informações. Fávero afirmou que com o trabalho conjunto dos órgãos é possível diminuir consideravelmente os casos de sinistros no Paraná, e que este é um objetivo do governo do Estado.

Newsletter
Receba as novidades do Sincor-PR em primeira mão, direto no seu telefone!
[gravityform id="6" title="true"]
Sindicato dos Corretores de Seguros do Paraná
desenvolvido com por Agência de Marketing Digital Sincor-PR © 2026