Sincor-PR orienta que Corretores façam o recadastramento

Depois de solicitar que os Corretores de Seguros aguardassem para fazer o recadastramento exigido pela Susep, o Sincor-PR orienta que chegou o momento de fazê-lo. A decisão não se deve ao fato de que a autarquia resolveu os graves problemas de segurança do sistema, que era um dos motivos que levaram o Sincor-PR a orientar aos Corretores para esperarem.

Na realidade se deve ao fato de que o prazo final do recadastramento está se aproximando. O prazo termina dia 31 de julho. “Ainda há muitos problemas com o processo de recadastramento, mas é preciso que o Corretor o faça para não ser ainda mais prejudicado pela Susep”, destaca o Presidente Wilsinho Pereira.

O Sincor-PR observa que a Fenacor continua buscando junto ao Poder Judiciário uma medida legal para impedir que o recadastramento, de alguma forma, prejudique os Corretores. Além de ser realizado em plena pandemia, o Sincor-PR considera o recadastramento inoportuno neste momento, embora o processo seja uma antiga reivindicação da própria categoria. “Só não precisaria ser feito agora”, observa Wilsinho.

Além de toda a fragilidade que oferece, o processo é suscetível a fraudes e expõe perigosamente os dados dos Corretores de Seguros, tanto pessoas física quanto jurídica. “Mas temos que fazê-lo para não incorrermos em nenhum outro prejuízo”, acrescenta o Presidente.

O recadastramento foi tema de uma live realizada hoje, 24, pelo Presidente da Fenacor, Armando Vergílio, com o Presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo. Na ocasião Vergílio externou à audiência o que foi decidido pelos presidentes de Sincors, em diversas reuniões onde o recadastramento esteve em pauta.

Vergílio disse na live que a Fenacor reúne farta documentação sobre as fragilidades do processo de recadastramento e acredita que o mérito da ação seja favorável. Enquanto isso, sugere que os Corretores de Seguros sigam rigorosamente alguns passos para ter em mãos provas de que realizaram o procedimento e possam se resguardar de possíveis problemas com a Susep.

Confira os passos sugeridos pela Fenacor:

Para o Recadastramento de Corretores de Seguros, pessoas naturais e jurídicas, visando resguardar as informações enviadas à Susep evitar o risco de perda dos dados de (re) cadastramento, falhas de comunicação, dentre outros problemas, sugerimos, como forma de registrar/documentar e guardar as informações devidas, seguir os passos abaixo :

1. Acessar o sistema de cadastro da Susep https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/

a. Em caso de dúvidas, a Susep disponibiliza um manual para utilização do sistema: http://www.susep.gov.br/menu/corretor-de-seguros/manual-do-sistema-de-corretor-de-seguros

2. Ao realizar o seu recadastramento, documentar de alguma forma (fotografar e/ou filmar) e, principalmente, salvar um print de cada tela com seus dados preenchidos.

a. Antes de iniciar o cadastro, abrir um novo arquivo no Word ou Power Point para salvar as imagens de todas as telas;
b. Em cada tela do sistema, após preencher seus dados, pressione a tecla “Prt Scr” (ou “print screen”) do seu teclado;
c. Após copiar a tela com a função “print screen” retornar ao arquivo do Word ou Power Point e colar a imagem que está na memória;
d. Repetir esse processo para cada tela do sistema de cadastro (com os seus dados preenchidos).

3. Ao finalizar o cadastro, salvar o arquivo Word ou Power Point com a cópia das telas do cadastro preenchidas com seus dados e enviar por e-mail à Susep ([email protected]) registrando a realização do recadastramento e anexando, também, uma declaração de não autorização do compartilhamento de seus dados.

4. Para os que puderem e pretendem resguardar extrema segurança das informações transmitidas, sugerimos, principalmente para as sociedades corretoras de seguros, registrarem uma Ata Notarial com os procedimentos do recadastramento realizados.

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