Susep aprova minuta para regulamentação do Seguro de Vida Universal no Brasil

Na quarta-feira (27), a Superintendência de Seguros Privados (Susep) deu um importante passo para modernizar o mercado de seguros no Brasil. O Conselho Diretor do órgão aprovou a minuta que regulamenta o Seguro de Vida Universal, conhecido como Universal Life. A novidade, que combina características de seguro de vida tradicional com previdência privada, foi anunciada pelo superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, durante o XI Fórum Nacional de Seguro de Vida e Previdência Privada, em São Paulo (SP).

A minuta agora será submetida a uma consulta pública, com prazo inicial de 30 dias para receber contribuições. Posteriormente, será encaminhada ao Ministério da Fazenda e à Receita Federal para avaliação e aprovação final.

O Seguro de Vida Universal se destaca por oferecer flexibilidade e possibilidades de acúmulo de patrimônio ao segurado. Além da cobertura de risco tradicional, o cliente poderá investir parte do prêmio em uma reserva financeira administrada pela seguradora. Ao término do contrato, o saldo acumulado poderá ser resgatado integralmente, parcialmente ou usado para quitação de mensalidades futuras.

Um dos diferenciais dessa modalidade é a compensação automática das mensalidades em caso de inadimplência, utilizando os recursos acumulados. Essa característica garante que a cobertura permaneça ativa, mesmo em situações de dificuldades financeiras do segurado.

Posts recomendados