O Sincor-SP (Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo), o SindsegSP (Sindicato das Seguradoras de São Paulo) e a ONG Terapeutas do Trânsito levam para o interior do estado de São Paulo o evento “Transitando Seguro”. O objetivo é chamar a atenção da população do interior do estado sobre a gravidade dos índices de acidentes de trânsito. O evento itinerante teve início em agosto e percorrerá 12 cidades até o final de setembro (calendário abaixo). Com humor, simpatia e distribuição de abraços, os Terapeutas do Trânsito atuam nas ruas divulgando mensagens sobre a importância de dirigir com cuidado, observar as regras de trânsito e sempre respeitar os motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas.
Segundo o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, adotar um comportamento consciente é a principal atitude para diminuir os números alarmantes. “É fundamental que todos respeitem as leis de trânsito e sejam cordiais com os demais. Hoje os principais fatores de riscos são dirigir sob o efeito de álcool e o excesso de velocidade, além da falta de capacete pelos motociclistas, do cinto de segurança pelos motoristas e passageiros de carros e, ainda, das cadeirinhas de crianças”, acrescenta.
Durante a ação, motoristas e pedestres recebem também um folder com dicas e dados de acidentes de trânsito, adesivos para divulgar a campanha, além de um abraço, o sorriso e a alegria da trupe. “A receptividade por parte de motoristas e pedestres tem sido das mais positivas. Os objetivos da campanha, aliados ao bom humor e teatralidade dos Terapeutas do Trânsito, têm merecido ampla atenção da imprensa regional. As reportagens sobre a campanha veiculadas pelas tevês, rádios, jornais e sites ampliam o poder de cobertura da campanha”, completa o coordenador do departamento Social do Sincor-SP, Luiz Morales.
Calendário das apresentações: 24/08 Santo André 28/08 Osasco 11/09 Bauru 15/09 São José do Rio Preto 17/09 Ribeirão Preto e Jaboticabal 21/09 Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste 23/09 Campinas 25/09 Guarulhos 28/09 São José dos Campos 29/09 Taubaté.
O SINCOR-PR e SINDSEG PR/MS, por se tratar de um tema comum e que merece um esforço conjunto, decidiram centralizar em uma única assessoria jurídica as ações que objetivam oferecer a denúncia ao Ministério Público de associações que vendem garantias, dizendo-se ou prestando comércio como Seguradoras. Assim sendo, a Diretoria do SINCOR-PR pede o apoio dos Corretores de Seguros para que auxiliem com informações e materiais sobre atividades dessas associações em suas cidades como, por exemplo, folders, material de divulgação, cópias de propostas, etc. para que o Sindicato possa trabalhar nesses processos.
É importante também informar ao SINCOR-PR os nomes das pessoas que estão comercializando, o endereço completo e a cidade. Os dados são necessários para que o Ministério Público possa citá-las. Até o momento já foram denunciadas a Associação Beltronense de Autônomos (ABA), a Associação de Veículos do Brasil (Averbrás), Associação dos Pastores e Ministros do Brasil (Aspem Brasil) e Associação de Grupos Solidários (AGS). O SINCOR-PR está entrando com representação no Ministério Público envolvendo a Associação Protetora de Veículos Automotores (Proauto), Associação Brasileira de Proprietários de Veículos Brasil Protege, Associação de Transportadores do Oeste do Paraná, Clubvel, Clube Fenacam de Benefícios, Associação para o Desenvolvimento Mútuo e Social (Soma), Associação de Caminhoneiros dos Campos Gerais e Associação de Benefícios Mútuos do Brasil (Astep).
Todo o material e informações que possa conseguir deve ser enviado para o e-mail administrativo@sincor-pr.org.br . A Diretoria do SINCOR-PR conta com o seu apoio.